O Nosso Deus é o Leão da Tribu de Judá

O Nosso Deus é o Leão da Tribu de Judá
Nos Alegremos na Presença do Senhor

terça-feira, 11 de maio de 2010

Os Cinco Ministério na Dança

 
Os Cinco Ministério na Dança

 
“Dentro deste ministério existem os cinco ministérios.” Senhor Jesus


Essa frase eu ouvi do Senhor Jesus quando estava escrevendo os primeiros rascunhos deste estudo. Já havia sido ministrada anteriormente sobre a existência de uma dança apostólica e enquanto questionava se escreveria profética ou apostólica no texto ouvi do Senhor a frase acima citada. Procurarei compartilhar o que foi revelado pelo Senhor. Receba em seu coração e busque uma confirmação que, tenho certeza, virá até você, pois isto é algo bastante novo no nosso meio.


Antes, encontro ser necessário estabelecer alguns conceitos, que auxiliarão na compreensão desta revelação:


Muito temos ouvido acerca de atos proféticos. Eles já são uma realidade em praticamente todo o mundo. Onde existe um cristão que está entrando na revelação profética destes últimos tempos, já foi realizado pelo menos um ato profético. Mas em que consistem? A função do ato profético é estabelecer, demonstrar algo que Deus está querendo dizer, fisicamente. Seria o equivalente a mostrar com símbolos (incluem-se as palavras) ou por meio deles. Não podemos desconsiderar que o mundo foi construído por palavras e Palavras de Deus. O ato profético ainda tem a função da remissão do lugar em que ele está sendo realizado.


Já o ato apostólico exerce uma função distinta, ainda que, aparentemente, faça uso das mesmas ferramentas que são usadas para os atos proféticos. A diferença está no resultado, nos frutos. No ato apostólico não apenas se confrontam as fortalezas do inimigo (isso também é feito nos atos proféticos, mas de forma diferente, em níveis diferentes), mas, especialmente, se constrói um caminho santo, estabelecendo o Reino de Deus. Isso é equivalente ao que Paulo fez em Efésios (confronto com Diana, a vitória dos servos de Deus e o aumento do Reino) e ao que Jesus fez com os Doze na Galiléia.


“E ele deu uns como apóstolos, e outros como profetas, e outros como evangelistas, e outros como pastores e mestres, tendo em vista o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo” Efésios 4:11


A) Apóstolos da dança (dança apostólica)


A dança apostólica ocorre quando o adorador, através da sua dança (ou outra manifestação artística), faz algo que influencia, que age diretamente na implantação do Reino de Deus aqui na terra. É, inevitavelmente, uma dança de guerra, um confronto entre luz e trevas, mas com vitória em Cristo quando esta dança é totalmente dirigida pelo Espírito Santo. Há um efeito (fruto), uma mudança perceptível na região, algo visível, palpável, como a conversão de uma multidão, por exemplo.


B) Profetas da dança (dança profética)


A dança profética, por sua vez, também é uma dança de guerra, mas não apenas, pois podemos profetizar, na mais profunda adoração, o casamento do Noivo com a Sua Igreja. A dança é profética quando expressa, através de coreografia ou adoração espontânea (ou outra forma ainda), aquilo que o Senhor Jesus quer falar naquele momento ou aquilo que Ele deseja mostrar/revelar para aquele período e local. Em certa medida, podemos afirmar que esta forma de adoração vem sendo restaurada no Corpo de Cristo.


C) Evangelistas da dança (dança evangelista)


A dança evangelista (ou evangelística) é aquela que fala de Jesus, o Filho de Deus, aquela que leva ao Seu conhecimento. Nela, os adoradores procuram alcançar o coração das pessoas através de sua dança, mostrando a necessidade de se renderem aos pés do Criador, de receberem a Cristo em suas vidas e de segui-lO, tornando-se cristãos segundo o coração do Pai. De todas, essa é a dança que mais freqüentemente vemos nas diversas congregações.


D) Pastores da dança (dança pastoral)


Assim como o pastor deve guiar as ovelhas e delas cuidar, a dança pastoral é aquela que guia os adoradores, que ministra a Igreja, que a alimenta, sendo um canal de Deus para curas, transformações de vidas, sinais e maravilhas. É, ainda, responsável por manter o grupo na direção ensinada pelo Mestre.


E) Mestres da dança (dança mestral)


A dança mestral ocorre quando o adorador ensina o povo de Deus a seguir Seus mandamentos (Caminho) através da sua dança. Ocorre, também, quando este adorador compartilha o conhecimento dado pelo Senhor ao Corpo de Cristo com uma dança-teatro que ensina como um cristão deve agir diante de tentações ou provações, por exemplo. Além disso, esta unção ocorre quando o sacerdote da adoração ensina ao ministério e à Igreja os princípios de Deus para este ministério.
Postado po: Priscila Doná 


Nenhum comentário:

Postar um comentário